quinta-feira, 12 de julho de 2012

O que você já realizou de bom?

Fonte original: http://www.aescoladavida.com/2012/01/10/o-que-voce-ja-fez-de-bom/

Quantas vezes você já se lamentou por não ter feito algo? Ou por não ter conseguido algo? Ou por alguma coisa ou alguém não ser do jeito que você quer?
E quantas vezes você fez isto hoje? Esta semana? Este mês?
Um antigo provérbio oriental falava de um mestre que contava ao seu discípulo sobre os nossos conflitos internos. Ele dizia que dentro de nós vivem dois lobos, um agressivo, pessimista, com ódio e mágoas, e o outro amoroso, carinhoso, caridoso. Um sempre vive em briga com o outro. O discípulo pergunta então: “Qual lobo é o mais forte?”. O Mestre responde: “aquele que você alimenta!”
Eu vou propor um exercício para você. Onde você estiver, olhe em volta e conte quantas coisas vermelhas há no seu ambiente, até onde puder perceber. Contou? Ótimo. Agora, sem olhar novamente, me diga quantas coisas pretas havia em tudo o que você olhou?
Quando prestamos demais atenção a alguma coisa, deixamos as outras passarem. E quando prestamos demais atenção no que nos parece ruim, no que nos parece prejudicar naquilo que não podemos interferir, deixamos passar todas as coisas que consideramos como boas. Deixamos tudo o que poderia fazer bem para a nossa vida sem atenção, e isto inclui as pessoas.
Enquanto brigamos com alguém por não pensar como nós, estamos esquecendo de todas as suas características boas, que enfatizadas e valorizadas, poderiam melhorar em muito o relacionamento com aquela pessoa e mesmo o seu desempenho em todas as áreas da sua vida.
Acostumamos-nos a ver e valorizar as notícias ruins. Quando estamos dirigindo, vemos os carros reduzindo a velocidade para ver um acidente do outro lado da pista. Gostamos do que consideramos ruim. Gostamos de nos sentirmos culpados, vítimas, pois somos carentes de atenção, de valorização, de cuidado.
Se você é um líder dentro de uma organização, seja ela uma empresa, uma ONG, uma entidade ou mesmo uma família, comece a valorizar mais o potencial de quem está sob a sua liderança, aprenda sobre os seus valores, o que gostam de fazer. Desta forma você obterá muito mais resultados e cooperação, muito mais entendimento, pois esta pessoa terá valorizado o que gosta, o que combina com seus talentos.
Os desentendimentos surgem da falta de compreensão dos valores. O que afeta nossos valores é o que nos irrita. Temos a opção de ficarmos irritados ou não ligarmos. Quando não ligamos, simplesmente aquilo não nos afeta e passa a ser um debate civilizado e produtivo. Mas estamos acostumados ao negativo, e valorizamos muito mais as brigas do que a cooperação, a concorrência à associação.
Vamos cultivar mais compreensão sobre os valores alheios, vamos prestar atenção às pequenas coisas boas em nosso dia a dia, ao ar que respiramos, mesmo que poluído, é o que nos permite viver, ao carro que nós temos, mesmo velhinho, é o que nos leva adiante, nossa esposa ou marido, nossos filhos e filhas, irmãos e irmãs, pais e mães, avôs e avós.
Façamos uma lista de tudo o que fazemos de bom, e de tudo o que já fizemos de bom em nossa vida. Todas as conquistas. Vamos ver que somos pessoas de altíssimo gabarito, especiais, que fazemos acontecer. E com este espírito vamos inspirar outros a serem melhores pais, mães, filhos, filhas, irmãos, irmãs, amigos, amigas, líderes, chefes, gerentes, diretores e presidentes.
É através do comportamento nas pequenas coisas e atitudes que vamos refletir em comportamentos adequados em atitudes maiores.
Um abraço a todos!

Nenhum comentário: