quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A família é o remédio mais eficaz para combater a epidemia de crack

A família é o remédio mais eficaz
para combater a epidemia de crack
Texto da FRENTE PARLAMENTAR MISTA EM DEFESA DA FAMILIA

A declaração é do Secretário de Defesa Social de Vila Velha, Ledir Porto, que representou o senador Magno Malta no debate  da Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e outras Drogas do Congresso Nacional em Brasília

              Os números são assustadores. Mais de 1.5 milhão de usuários de crack em todo o Brasil. O Estado não tem condições de resolver sozinho o problema das inúmeras cracolândias no país. A participação da família e de comunidades terapêuticas é fundamental para a prevenção, tratamento e reinserção social dos dependentes.
              O secretário de Defesa Social do Município de Vila Velha, Ledir da Silva Porto, reforçou a importância das comunidades terapêuticas e informou que o município tem convênio com várias instituições. Para ele, o Estado deve oferecer a estrutura, porém, é necessária a atuação de pessoas solidárias e "com coração" para enfrentar o problema das drogas.
              “Sem as comunidades terapêuticas, é impossível o governo fazer alguma coisa”, avaliou Ledir Porto, ao afirmar que o Brasil não está preparado para enfrentar o problema do crack. O capixaba foi aplaudido pela forma direta de debater o tema crucial que representa um grande desafio para a saúde pública.

              As ações adotadas em Vila Velha,

informou o secretário, incluem o combate ao tráfico de drogas pelo Ministério Público, pela Justiça e Polícia Federal; eliminação de espaços usados para consumo de crack — as chamadas cracolândias — e acolhimento em instituição para tratamento do dependente. Ele disse que a prefeitura instalou câmeras para monitorar as ruas e flagrar os usuários e traficantes.
              Ledir Porto também já viveu o outro lado negro das drogas e foi recuperado no Projeto Vem Viver, instituição fundada pelo senador Magno Malta. “Ledir virou a página, de usuário passou a ser a maior referência em segurança pública no Estado. É estudioso e tem a prática de como lidar com os jovens”, explicou Magno Malta.
              Para o senador, que fez pronunciamento no plenário, “tudo vem da família, principalmente a educação, os bons costumes e a formação do caráter. Família estruturada reflete uma sociedade também estruturada. Não tem como combater esta epidemia de crack sem a participação da família. O Ministério da Saúde também já reconhece a importância das comunidades terapêuticas e temos conversado até com a presidenta Dilma Rousseff.  Este é um enfrentamento de todas as pessoas de bem”, finalizou Malta.

Nenhum comentário: